ANPOC
Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais
T. (+351) 266 708 435 geral@anpoc.pt

A ANPOC, juntamente com o INIAV e o IPBeja, organiza anualmente um Workshop sobre as culturas cerealíferas de outono/inverno – vulgarmente conhecido por Formação Técnica para a Produção de Cereais de Outono/Inverno.
Esta iniciativa tem por objetivo formar agricultores, técnicos de organizações de produtores, alunos de cursos da área agronómica e técnicos de empresas do setor agrícola em contexto real. A formação, apoiada no acompanhamento de parcelas específicas ao longo do ano agrícola,

está focada na otimização dos fatores de produção ao longo das diferentes fases vegetativas dos cereais, em função do potencial dessas parcelas; e orientada para a estabilidade e rentabilidade das produções.

No biénio 2023/2024 decorre a 7ª edição da Formação, acumulando (juntamente com as edições anteriores) 183 participantes.

Onde

A formação tem lugar nas explorações agrícolas selecionadas, sendo que alguma componente teórica terá lugar nas instalações do INIAV Elvas (EMP) ou IPBeja.

Duração

6 ou 7 dias completos intercalados ao longo da campanha agrícola (outubro a julho) + 1 sessão opcional em França, com a colaboração do Arvalis.

Custo

Cerca de 400€ por formando (preço da edição sob consulta); inclui manuais, conteúdos, refeições e materiais gerais.

Conteúdos

Os conteúdos reúnem temas transversais a toda a formação, tais como identificação das fases fenológicas da cultura e determinação dos componentes da produção; e temas específicos da sessão em curso, relacionados com a fase da cultura, nomeadamente preparação da campanha, sementeira, afilhamento, espiga a 1cm, emborrachamento, enchimento do grão, sessão opcional em França e análise pós-colheita.