ANPOC
Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais
T. (+351) 266 708 435 geral@anpoc.pt
Dia da LVR 2022

Dia da LVR 2022

Teve lugar a 21 de abril, em Beja, mais um dia da LVR.

A LVR, ou Lista de Variedades Recomendadas, é uma iniciativa conjunta da ANPOC, do INIAV e do IPBeja, com o apoio da indústria (Germen, Ceres e Cerealis), que tem por missão a identificação de variedades de cereais com elevado potencial agronómico que melhor se adaptam às principais zonas produtoras de cereais em Portugal e que melhor servem os interesses da fileira. O objetivo é a produção de lotes homogéneos e de maior dimensão, de elevada qualidade e adaptados às necessidades de transformação da indústria.

A metodologia passa pela candidatura, por parte das empresas de sementes, de variedades de trigo mole e/ou duro. Estas são então sujeitas a ensaios plurianuais (pelo menos 3 anos) em Beja e em Elvas, onde são avaliadas do ponto de vista agronómico (produção, adaptação e fitossanidade). Paralelamente, são feitas avaliações tecnológicas para análise da aptidão industrial. No final desta avaliação conjunta, é então feita a seleção das variedades que vão, efetivamente, figurar na LVR do ano. De notar que a indústria tem voto de qualidade, pelo que só variedades com valor tecnológico superior são inscritas. Em cada ano, a LVR assim obtida é amplamente divulgada, ficando disponível no site da ANPOC (www.anpoc.pt) e no site do CEREALTECH (www.cerealtech.pt).

O Dia da LVR ocorre anualmente para dar a conhecer os ensaios do ano, alternadamente em Beja (IPBeja) e Elvas (INIAV). Este ano, o Dia da LVR dedicou-se aos ensaios realizados pelo IPBeja, na Quinta da Saúde, e contou com a presença de cerca de meia centena de inscritos.

 

Ação financiada ao abrigo da medida 20.2.4 / 2021, Assistência técnica PDR2020, Observação da agricultura e dos territórios rurais – Inovação.

PDR2020-2024-080300

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.