ANPOC
Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais
T. (+351) 266 708 435 geral@anpoc.pt
Clube Português dos Cereais de Qualidade

Clube Português dos Cereais de Qualidade

Foi a vez da Cooperativa de Beja receber a Assembleia Geral do Clube Português dos Cereais de Qualidade.

O Clube Português dos Cereais de Qualidade reuniu a fileira dos cereais, no dia 30/05/2022,  em Beja, para mais uma Assembleia Geral do Clube – a 46ª.

Este ano o evento contou com a presença de figuras de peso, como a Senhora Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes e a Senhora Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, entre outras personalidades.

Este Clube informal, a funcionar sob os auspícios da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) e presidido por Fernando Carpinteiro Albino, associa Organizações de Produtores (Cersul, Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, Cooperativa Agrícola de Beringel, Globalqueva e Procereais), Organizações socioprofissionais do setor (ANPOC e ANPROMIS), Investigação (INIAV e IPBEJA), e os principais representantes da indústria de moagem e semolaria (Germen/Ceres, Cerealis, Fábricas Lusitana e Insular); e da indústria cervejeira (Sociedade Central de Cervejas e Maltibérica/Super Bock Group).

Com um importante papel agregador da fileira dos cereais, o Clube reúne duas vezes por ano: em maio/junho, coincidindo com o início das ceifas; e em outubro/novembro, coincidindo com o arranque da campanha de sementeira dos cereais praganosos. As reuniões servem assim para análise do ano cerealífero, no primeiro caso; e preparação e previsão da campanha seguinte, no segundo. A organização das Assembleias é rotativa, cabendo às Organizações de Produtores a preparação das assembleias de maio/junho; e à indústria a preparação das assembleias ocorridas no final do ano.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.