A ANPOC conduziu o projeto ACTION – AnpoC debaTe InOvação iNformação. O projeto teve por objetivo a capitalização da informação e resultados provenientes de ações de capacitação, bem como a elaboração e divulgação de boas práticas agrícolas e a transferência de conhecimento técnico, económico e organizacional aos setores agrícola e agroalimentar, contribuindo para o desenvolvimento rural.
Entre outras atividades, o ACTION incluiu a organização e dinamização de dois ciclos de workshops de capacitação na área da produção de cereais de outono/inverno (Formação Técnica de Cereais de Outono/Inverno); 3 Grupos Focais de divulgação e networking de fileira dedicados à Produção, à Investigação e à Indústria; um Colóquio Final; um vídeo promocional; e a criação de um Manual Técnico intitulado “Cereais Praganosos – A Produtividade e a Qualidade Constroem-se”. Um manual que resulta da compilação dos conhecimentos mais relevantes transmitidos ao longo dos anos na Formação Técnica para a Produção de Cereais de Outono/Inverno, promovida conjuntamente pela ANPOC, INIAV e IPBeja desde 2016.
Com o vídeo promocional, a ANPOC apelou, através da marca coletiva Cereais do Alentejo, à valorização da produção nacional de cereais, reforçando junto dos portugueses a importância do consumo de alimentos mais saudáveis, sustentáveis e produzidos em Portugal. Os produtos certificados por esta marca veem reconhecida por toda a indústria e pelos consumidores a sua qualidade e excelência, sendo facilmente identificados através do selo ‘Cereais do Alentejo’.